Prolind

cidade-sustentabilidade-pense-verde

Por que o alumínio é um dos metais mais sustentáveis do mundo?

Descubra como sua reciclagem pode reduzir até 95% do consumo de energia e contribuir para a preservação do meio ambiente.

O Alumínio é considerado um metal sustentável, pois além da redução do consumo da energia em cerca de 95%, em comparação aos 17.600 kwh para fabricá-lo a partir de matéria-prima virgem com apenas 750 kwh a partir de alumínio reciclado, temos a diminuição na emissão de gases tóxicos para a atmosfera e a redução do alto volume de lixo encontrado nos aterros sanitários e lixões.

No Brasil, o destaque é para as latinhas de alumínio que são usadas para o consumo de bebidas, visto que 2 em cada 3 latas são recicladas e retornarão para as prateleiras em menos de 60 dias, enquanto a outra é transformada em outros produtos. Os exemplos mais famosos são: esquadrias de portas e janela, latas de bebidas, eletrodomésticos, adjuvante nas vacinas, cápsulas de café e peças automotivas.

Neste caso, o índice de reciclagem anual ultrapassa 90% e a utilização do metal proporciona uma redução de 70% no consumo de energia, 65% no consumo de água e redução de 70% nas emissões de gases de efeito estufa.

O índice de Closed loop é apresentado abaixo em comparação aos demais materiais utilizados em mercado:

tabela-concorrente-embalagens

Em linhas gerais, a reciclagem é uma das principais maneiras de promover a sustentabilidade e garantir um futuro melhor para todos, e o alumínio faz parte do nosso passado, está presente no presente e é uma das chaves para um futuro mais verde e sustentável.   

Autor: Silvio Jose Dela Dea.